Esqueleto de uma redação (Dissertação) - Introdução Parte 1
Oi, gente! Tudo bem com vocês? Graças ao meu querido Msc. Jonas Rodrigo Gonçalves, aprendi diversas coisas nesse semestre e vou compartilhar com vocês. Começamos aqui nossa novíssima "Coluna dos concurseiros".
Vamos começar pela estrutura da dissertação, montando uma espécie de esqueleto do que iremos fazer na hora da prova. Começando pelo tema a ser debatido, depois o objetivo e por fim os argumentos, lembrando que se o texto for expositivo, o examinador te dará os argumentos e o tema, agora se o texto for argumentativo, ele só te dará o tema, os argumentos serão criados por você. Como reconhecer os argumentos? Geralmente, eles aparecem no final do texto em forma de pergunta. Lembrando que no desenvolvimento, para cada argumento um parágrafo. Mas isso é assunto para a próxima postagem.
Exemplo de esqueleto:
Tema: Aquecimento Global (Nó maximo três palavras)
Objetivo: Atenuar a ação do homem diante do impacto ambiental. (Comece com verbo no infinitivo)
Argumentos:
1 - Desmatamento - Causa
2 - Poluição - Causa
3 - Superaquecimento - Consequência
(No caso dos argumentos siga a ideia de causa, causa e por último consequência. E outro detalhe importante, se esforce para que seus argumentos no esqueleto não passem de uma palavra).
Introdução: Não deve ter mais de duas frases, lembre-se que menos é mais. O examinador segue uma planilha de correção que analisa minunciosamente todos esses critérios que estou te passando, inclusive a ordem em que eles são feitos. Então, a introdução deverá ser:1ª frase (junção de tema + objetivo) e 2ª frase (todos os argumentos seguindo a ordem de causa, causa e consequência).
Exemplo:
(1ª frase) O aquecimento global requer uma atenuação da ação do homem diante do impacto ambiental gerado por ele. (2ª frase) Desmatar e poluir tem feito com que o planeta fique superaquecido.
Esse exemplo que citei acima preenche todos os critérios de uma redação enxuta e bem feita, acredite, parece pequeno mas é isso que o examinador espera de nós na hora da prova. Menos é mais.
Espero ter ajudado. Prepararei um conteúdo legal para vocês para a próxima postagem.
Todo o conteúdo acima foi ensinado pelo Msc. Jonas Rodrigo Gonçalves, com base na sua obra Metodologia Científica e Redação Acadêmica, 7ª ed.
Beijos,
Mylla Chrystie.
Comentários
Postar um comentário